quarta-feira, 1 de julho de 2009

Perdão? Arrependimento?

A capacidade de perdoar sempre virá acompanhada de um rancor?
O dizer-te arrependido somente poderá ser válido se avaliado as causas e os meios para que a necessidade do consentimento o adicione valores necessários?


O perdoar não poderá jamais ser julgado como esquecimento, como se uma simples palavra ou gesto pudesse apagar uma mágoa adquirida por toda uma vida. Mágoa esta que começara na infância, quando uma falta de carinho, de atenção pode não ter apresentado devida importância no momento, entretanto ao se tornar rotina, com toda certeza apresentará sequelas adiante.
Ao desenvolver-se, a criança mesmo que involuntariamente, guarda a mágoa que poderá o prejudicar em diversos campos de sua vida. Ao se relacionar em público, cooperar em uma empresa, constituir uma família; fato este que deverá ser diversas vezes refletido.
A constituição de uma família requer preparação de tamanha dimensão, esta na qual poucas famílias tem o conhecimento de ser necessária.
O abuso da autoridade paterna é uma questão a se adjetivar.
O respeito e a obediência não serão alcançados com violência, tanto verbal quanto física, tais fatores jamais poderiam ser cojitados perante a família.
Contudo, a hierarquia educacional na qual nossos pais vieram os limita da preparação, do pensar antes de agir, de conter impulsos; o que quase em sua totalidade ocasiona o desrespeito, a brutalidade, e em muitos casos os valores 'chulos' de seus pais, estes que cegamente os julgam como corretos.
Como dever, pensaremos em nossos futuros filhos, e avaliaremos se a forma na qual fomos educados é valida como correta em um todo. A psicologia está presente em nossas vidas, basta saber procurá-la em momentos corretos.




Creio que o que acabei de escrever possa ser interpretado como desabafo, como percepção de futuro, pessimismo educacional. Como queiram.
Apenas estava em minha mente, e não permiti que caísse em esquecimento, mesmo que somente este fosse o meu.

2 comentários:

  1. Agora feito vejo que és muito superior com as palavras que eu, e terás um desempenho maior e levas jeito com as palavras,

    Admiração de uma amiga e fã de seus textos.

    XoxoT

    ResponderExcluir
  2. Conheço-te pouco, mas pelo pouco, posso dizer que todas essas pedras podem ter atrapalhando a sua caminhada até agora... Sem você perceber, isso foi de grande ajuda... Fortalecendo e agregando para a construção do seu caráter... É difícil achar garotas como você, com uma cabeça boa e um futuro grandioso, entre palavras e arte... Que compõe essa linda garota que você é... Núria...

    ResponderExcluir